REDATOR WEB. ENTENDA OS DESAFIOS DESTA ATIVIDADE FASCINANTE

Redator web e suas habilidades
Habilidade de comunicar com resultados

REDATOR WEB, tanto quanto qualquer outra atividade competitiva no universo online é um projeto desafiador.

Quando o tema é marketing digital, percebemos que o mundo gira em outra velocidade e que a sintonia entre o que pretendemos e o que conseguimos é bem diferente.

Milhares de pessoas têm se aventurado neste universo cheio de peculiaridades e, a maioria, acaba se dando conta de que a atividade requer um elevado nível de preparação e envolvimento.

Chegar às flores exige que o profissional vença e aprenda a conviver com os espinhos.

É uma questão de vocação, de adequação com as letras e seu poder, de compreensão da forma como acontece a compreensão humana.

Redator web é uma categoria em ascensão, que descortina o futuro a partir do presente, aplicando e reinventando conhecimento, proporcionando, através de seu trabalho, resultados efetivos para projetos dentro do marketing digital.

Neste conteúdo, vamos além da técnica e projetamos a atividade como um conjunto completo, que oferece oportunidades efetivas de crescimento, expansão e realização.

Embarque em nosso passeio e conheça alguns segredos desta profissão independente, que exige desafios e conhecimento, mas que proporciona liberdade e reconhecimento.

Vamos desvendas os principais obstáculos a serem vencidos para chegar ao sucesso nesta atividade.

Esqueça tudo o que você aprendeu e aprenda de novo

Ba
Basta ser maravilhoso

Redator web, como profissão, não parece fácil, mas possivelmente, é preciso deixar em segundo plano tudo o que você aprendeu em suas formações anteriores.

Se você é jornalista ou tem vivência específica em cima desta atividade, é bem provável que você irá chorar de raiva com os resultados das primeiras revisões aos seus primeiros trabalhos como redator web.

A maior parte dos conceitos de abordagem textual empregadas no jornalismo, não apenas não servem, como distanciam o resultado daquilo que a estratégia de marketing digital necessita.

Prepare-se para sofrer com a adaptação, mas se você for inteligente e tiver a capacidade nobre do desapego, é bem possível que você ganhe tempo, ao reconhecer que precisa aprender, desde o início, esta linguagem tão específica aplicada na atividade de redator web.

Se você vem do universo da publicidade, já tendo atuado com redação publicitária especificamente, também sentirá a necessidade de aprender muita coisa nova, mas é bem possível que sua dificuldade seja bem menos expressiva que o nosso amigo jornalista.

Suas abordagens tendem a ser mais objetivas, menos ilustradas, mais cativantes, instigantes, provocantes e, portanto, sedutoras.

Sua dificuldade maior, talvez seja de linguagem e não de compreensão, o que pode favorecer a uma mais rápida sintonia entre o que se procura e aquilo que você tem potencial para oferecer.

Se você vem da cátedra, é professor, atua ensinando letras, literatura, línguas e idiomas, você tem a pá e o terreno para cavar o poço.

Ninguém disse que seria fácil, mas ao menos, você tem a ferramenta certa.

Não que nossos amigos jornalistas e publicitários não as tenham, mas eles já usaram essas ferramentas de tantas outras maneiras, que precisarão investir um pouco de tempo e esforço não apenas em aprender a nova forma de usar, mas em desaprender a antiga.

Você, por sua vez, tem uma pá e quase nenhum calo na mão, pois passou a maior parte do tempo, ensinando aos outros como construir a ferramenta, para que eles usassem naquilo que quisessem.

Teoricamente, no uso direto da ferramenta linguística e coloquial, você está mais virgem que os outros, com a vantagem de dominar o seu funcionamento.

A produção de redator web é recheada de particularidades.

Tudo nasce a partir de estratégias muito bem definidas e tecnicamente elaboradas, muitas vezes, por grupos de profissionais de alto gabarito e domínio pleno das técnicas do segmento.

Esqueça a liberdade criativa.

Esta é a maior barreira para o povo do jornalismo e da publicidade.

Esqueça a ilusão de que uma página em branco é um universo infinito de possibilidades criativas.

Até é…

…desde que a palavra-chave esteja nos lugares adequados…

…que as tags e meta-tags estejam corretas…

…que seu texto tenha perfeita escaneabilidade…

…que o estilo de escrita esteja de acordo com o estágio do funil de vendas ao qual o material se direciona…

…que você não esqueça em nenhum segundo as características não apenas do público-alvo, mas da persona a qual este trabalho tem a intenção de sensibilizar.

Por acaso você sabe o que é persona?

O mundo mudou.

Se você se achava o tal porque conseguia (ou consegue) atuar com desenvoltura no universo de marketing, que construía suas estratégias a partir de um público-alvo bem definido, esqueça e, na verdade, se surpreenda…

O papo agora é com a tal de persona, ou buyer persona.

A internet favoreceu uma aproximação cada vez maior entre as ferramentas de internet (sites, blogs, portais, páginas em redes sociais, etc) e os visitantes.

Esse contato mais aproximado foi ampliando o espectro de captação de informações destes visitantes e, se antes o seu público-alvo era uma mulher, de 45 anos, classe média, casada, agora passou a ser uma mulher, de 45 anos, executiva de marketing, salário de 7 mil mensais, carro com 2 anos de fabricação, um casal de filhos (15 e 12 anos de idade), formada em administração de empresas e especializada em marketing, e por ai vai.

Este é apenas um de tantos exemplos das transformações abissais entre o projetado e a realidade.

Se você fica 6 meses fora deste segmento, já é tempo suficiente para ter que reaprender muita coisa, se fica 18 meses, é melhor aprender tudo de novo.

Antes de entrar na aventura de se transformar num redator web, certifique-se de ter a plena e sincera certeza de que a redação web é tudo, menos uma aventura.

Como qualquer outra atividade, vai exigir que você aprenda a trabalhar com a criatividade fluida, mas cercada por uma série de parâmetros que vão exigir demais, criando um cenário onde só os fortes sobrevivem.

Redator web, ao contrário do que muitos pensam, não é para amadores

Redator web e os novos desafios
Tem que estar preparado

Se você entende que a atividade de produzir uma redação web é algo para preencher seu tempo ou seu bolso, apenas como uma atividade paralela e complementar, é melhor tirar seu equino da chuva, pois fatalmente ele terá uma pneumonia.

Achou legal minha figura de linguagem para dizer que é preciso enorme profissionalismo na atividade?

Pois saiba que esta figura de linguagem, ou liberdade criativa, ou metáfora lúdica comparativa, seria alijada do texto pelo revisor, caso fosse especificamente uma redação web.

Peguei você, é que eu sou dos bons.

Ser um redator web é uma atividade muito exigente.

Seu cérebro incha, você exercita seu intelecto ao extremo na busca de caminhos em meio às pautas apresentadas pelos clientes e contratantes, numa eterna luta com as normas e padrões de redação.

Calma!

Ninguém aqui está dizendo que isto é ruim, apenas que é desafiador.

Muito desafiador diga-se de passagem.

Você crescerá profissionalmente.

Será melhor redator a cada trabalho concluído e aprovado.

Ficará fera em sinônimos, criará um senso objetivo que nenhuma outra classe de profissional das letras conseguirá.

Você vai detonar nas palavras cruzadas.

Você terá que ser organizado.

Estará visível a um universo digital infinito.

Milhões de pessoas estarão diante de seu texto, ou ao menos, ele estará ao alcance de todas elas.

Milhões de dinheiros circularão a partir do seu potencial de convencimento através do intrincado jogo de palavras de uma ótima redação web.

Você conquistará destaque e será cada vez mais procurado, tanto quanto seu trabalho seja reconhecido, admirado, requisitado.

Para que tudo isto aconteça, você terá que ser bom de verdade.

Não BOM apenas, mas o melhor.

No mínimo, um dos melhores.

Obviamente você entende o nível de dedicação e aprimoramento que você terá que atingir para se destacar num universo tão abastecido de pessoas tão talentosas.

Existe o estigma de que hoje em dia a remuneração básica para trabalhos básicos de redação web é muito baixa.

Isto é verdade.

No início você é comum, como todo mundo que inicia nesta atividade e neste universo, o redator web habita níveis específicos de acordo com sua capacidade, talento e potencial.

No início todo mundo sofre, mas se você for realmente bom, em breve começa a chamar atenção, porque respeita as pautas, é criativo, quase não comete erros, os revisores elogiam, você tem coerência técnica e, conforme tudo isto vai acontecendo, você começa a escalar níveis e passa a frequentar os andares mais acima.

Uma melhor remuneração, contratos permanentes, clientes fixos, prêmios, cobiça.

Você começa a ser diferenciado e, se não estiver pronto para galgar este caminho, achar que é exigente demais, observa tudo com um olhar amador, catador de migalhas, um bom conselho seria para que você desistisse agora, pois não depende de ninguém o resultado que você conseguirá obter dentro desta atividade, a não ser de você mesmo.

Acredite, tem muita gente vivendo bem, na beira da praia, fazendo seu próprio horário, com uma renda mais que suficiente para uma vida confortável, reconhecido profissionalmente, responsável pelos melhores projetos de conteúdo da internet e trabalhando apenas como redator web.

Claro que não são muitos, mas são os melhores e, quer saber o que todos têm em comum?

São PROFISSIONAIS do mais elevado gabarito, na mais ampla concepção da palavra.

Está pronto para isto?

Bola pra frente, caso contrário, procure algo diferente e bola pra frente também.

Exercite a humildade, a paciência, a resiliência e a persistência

A melhoria para ser um redator web
Redator web é um exercício de crescimento humano

A humildade é o principal combustível da sua máquina de aprender.

Sim, todos nós possuímos uma máquina de aprender e são as condições de desempenho desta máquina que vão definir quanto conhecimento conseguimos absorver através da nossa existência.

Umas funcionam melhores do que outras e isto gera a diferença entre nós, humanos e profissionais, em todas as atividades e em todos os aspectos da vida.

Tudo é aprendizado.

A humildade é fundamental para qualquer tipo de aprendizado porque o princípio para que possamos aprender algo é acreditarmos que precisamos aprender.

A humildade é um componente deste reconhecimento, da percepção desta necessidade.

Se você acha que já sabe, então esta suposição de conhecimento estará, fatalmente, ocupando o lugar do conhecimento verdadeiro, aquele que você deveria saber, e não este emaranhado de informações desconexas que você juntou com o tempo e jogou no baú da sua prepotência intelectual.

Bah!

Agora eu fui literato.

Ficou linda a minha abordagem, mas provavelmente o revisor me censuraria por isto também, não se trata de uma abordagem adequada.

Eu sei disto, afinal, sou dos bons, você esqueceu?

É só mais um exemplo de como é complexa essa questão de redação web.

Este também é um exemplo de como a prepotência e a falta de humildade pode E VAI atuar decisivamente na percepção das pessoas que consomem o conteúdo que você produz.

Num outro artigo em que falo sobre os 3 caminhos para produzir uma redação web sedutora, eficiente, criativa e diferenciada, abordo os aspectos que tornam o ENCANTAMENTO a principal ferramenta de FIDELIZAÇÃO de clientes e menciono a tênue fronteira que existe entre o ENCANTADOR e o RIDÍCULO, o que exige uma habilidade descomunal de quem pretende frequentar esse lugar perigoso, que pode levar à glória, ou à derrocada total.

Seja humilde e entenda que precisa aprender e que reciclar seus conhecimentos é questão de sobrevivência, não para o mundo, mas para você como redator web profissional.

A paciência é a cúmplice perfeita do sucesso.

Ter paciência consigo mesmo e entender que tudo na vida funciona através do gráfico do TEMPO em relação ao ESFORÇO.

Tudo, para acontecer, exige uma certa dose de TEMPO e uma quantidade de ESFORÇO e você precisa estar preparado para isto.

Exercitar ao máximo a paciência vai manter carregadas as baterias da motivação e fazer você encontrar a força necessária para suplantar qualquer obstáculo entre seu desejo e a sua realização.

A resiliência é a habilidade ninja de suportar, resistir, controlar, manter o equilíbrio diante de qualquer situação.

Nas etapas de aprendizado e readaptação, você terá que ser resiliente com uma série de coisas que talvez sequer concorde.

Imagine que você receba uma pauta para o desenvolvimento de uma redação web falando de temas que afrontam diretamente a sua opinião, a sua filosofia de vida, suas crenças ou seus preceitos éticos.

Certamente você poderá se recusar a desenvolver o projeto, assim como, certamente também, sua recusa possa ser registrada no universo interligado onde um redator web exerce sua atividade.

Acredite que estes registros existem e você também é medido por esta régua, da disponibilidade, da isenção, da capacidade de adaptação.

Pense nisto!

A persistência ou perseverança é a chave que vai definir até onde você irá chegar.

Parece lúdico demais, mas dá para acreditar com tranquilidade na afirmação de que a maioria das pessoas que desistiu de qualquer coisa, o fez na iminência de conquistá-la.

Certamente abandonou a causa bem próximo de vencer, embora não saiba.

Não desistir nunca também é um conceito que pode não parecer muito inteligente, mas o certo é entender com racionalidade todo o cenário e perceber, através da LÓGICA, que se tudo está sendo feito da forma correta, com dedicação, envolvimento, seriedade e esforço, a chance de não dar resultado é mínima.

Nada justifica a desistência, a não ser nosso controle emocional ou, mais precisamente, a falta dele.

Redator web é uma conquista da qual não vale a pena desistir

Redator web é feliz
É possível alcançar a plenitude

O objetivo deste artigo não é fazer com que você desista, ao contrário.

A pretensão é demonstrar que você pode estar diante de uma grande oportunidade, não apenas de se encaixar num mercado profissional maravilhoso, motivador, realizador, apaixonante, mas também de obter uma nova visão diante da vida, que a partir das exigências impostas para quem quer se encaixar neste segmento, começa a ser vista de forma diferente.

A disciplina que alguém precisa ter para exercer uma atividade tão complexa tecnicamente, mas de tanta liberdade de execução, pois é solitária em essência, faz com que esta mesma disciplina se esparrame para os demais segmentos da vida e, acredite, com o exercício e a aplicação dos ingredientes apresentados neste artigo, a vida de qualquer pessoa melhora.

Todas as qualidades e características exigidas para você se tornar um grande redator web são as mesmas necessárias para que você se torne um cidadão, uma pessoa melhor.

Você se sentirá tão bem, numa plenitude incomparável e, quem sabe, se não ficar pelo caminho, lá na beira da praia, vivendo bem, sendo reconhecido, com uma renda compatível com um padrão totalmente satisfatório, você lembre deste artigo, desta mensagem, que não é de desistência ou negatividade, mas de desafio, para os bons, para os melhores.

Que personagem é você nesta história?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *